quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Mas e o Visto Europeu?

Hi Guys!

Em minhas 'navegadas' pela internet encontrei algumas coisas interessantes para falar sobre a pior parte da nossa viagem: o visto! Eis o terror de qualquer viajante, porém, não tem como pular essa parte.

Se fosse para os EUA, você saberia logo após sua ída ao Consulado, após agendamento e demora de quase 1 mês para entrevista.
Ao chegar lá, a educação dos consulês é americana, de fato. Eles acham que são melhores que todos, te negam o visto com a maior das desculpas esfarrapadas: 'vc é imigrante em potencial', ou seja, vc está com cara de quem vai ficar pra sempre no meu país, sua pobre! rs
E então, vc sai de lá com vontade de tacar fogo na bandeira, e ainda, começa a mudar sua forma de pensar em relação ao Bin Laden. (Maldade!rs)
Estou dizendo isto, pq eu mesma tive meu visto negado, pq era independente demais, nada me prendia no Brasil, nem meus 4 empregos... Nessa hora, senti falta de ter um marido e uma penca de filhos, pois vi muitos nessa situação com o visto na mão! Portanto, se for para os EUA, case e tenha meia dúzia de filhos antes de tentar seu visto, ok?!

Mas estamos falando do visto europeu, no meu caso, o britânico, que é outra coisa... Estes sim, me parecem mais problemáticos ainda, mas acredito que só terão problemas aqueles que tentarem agir de má fé; que não é meu caso.
Você sabia?
Entre 22 países da União Europeia, já não existem controles nas fronteiras, graças ao Acordo de Schengen, que faz parte do direito comunitário. As regras de Schengen eliminaram os controles nas fronteiras internas, mas criaram controlos eficazes nas fronteiras externas da União Europeia e introduziram uma política comum em matéria de vistos. Os países que participam plenamente no Espaço Schengen são os seguintes: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa e Suécia, assim como a Islândia e a Noruega (que não são membros da UE). É de notar que nem a Irlanda nem o Reino Unido fazem parte do Espaço Schengen.
Chipre, que aderiu à União Europeia em 2004, e a Bulgária e a Roménia, que aderiram em 2007, ainda não participam plenamente no Espaço Schengen, pelo que é necessário um passaporte ou um bilhete de identidade válido para as deslocações a esses países, assim como à Irlanda e ao Reino Unido. (A Inglaterra é o único país de língua inglesa que não exige visto de brasileiros para estadas de até 6 meses. Bom, né?!)
Na entrada ou na saída das fronteiras externas da União Europeia é exigido um passaporte ou um bilhete de identidade válido!

Veja a informação do site Vou de Mochila:

" A exemplo da maioria dos países europeus, não exige-se visto prévio para conhecer a Europa. Entretanto é feita uma checagem no desembarque, muitas vezes são feitas algumas perguntas e caso os agentes tenham alguma "má vontade", você será deportado (isto é, não poderá entrar no país) e ... sem direito a reembolso da passagem! (pasmem! isso pode mesmo ocorrer, é mole?!)" .

Abaixo, cito algumas dicas que considero valiosas, passadas a mim por minha querida turora.:

Passagem aérea: Tenha em mãos a de volta, e se perguntarem quando você retornará, diga a data do bilhete e ponto! Nada mais que isso!
Bagagem: Nunca leve uma big mala, e atenção ao que carrega nela, pois eles verificam tudo se não forem com sua cara! Muita mala é sinônimo de que vc desejar ficar!
Dinheiro: Tenha o suficiente para sustentá-lo durante o período em que vai ficar lá.
Amigos: Não diga que tem amigos que trabalham ou moram no país, não é necessário levantar indícios contra você.
Moradia: tenha na ponta da língua onde vai ficar.

Caso você vacile; o resultado será: Deportado!
É isso mesmo! e vc vai ter que sair do país pela mesma porta que entrou, e ainda, com o rabo entre as pernas. Portanto, seja objetivo, e cauteloso no que vai dizer, é simples! Diga yes ou no e tá bom demais! NÃO MINTA NUNCA!, por mais que você ache que eles nunca vão descobrir, eles são muito espertos! Verdade acima de tudo, sempre!

Bon Voyage!

2 comentários:

  1. Oi...eu não tenho visto e nem quero ter. Huahuahauh

    ResponderExcluir
  2. eh, essa coisa de visto é muitoo chata. a mulher/homem que vai te liberar fica te encarando com uma cara de mau e faz a mesma pergunta mil e quinhentas vezes para ter total e absoluta certeza. e quando vc agenda um horario, pra que que serve, se voce vai ter que ficar na fila esperando de qualquer jeito...
    eh ai q vc percebe a burocracia reinando...
    mas depois que voce consegue, valhe a pena...
    mesmo que tenha q ser humilhado e revistado, se voce consegue, vc esquece de tudo e aproveita ao máximo a viajem dos seus sonhso!!
    helena!

    ResponderExcluir