segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Museu Britânico de Londres

O Museu Britânico abriga mais de 7 milhões de objetos de todos os continentes, ilustrando e documentando a história da cultura humana de seus primórdios até o presente. Muitos dos artefatos da sua colecção estão armazenados nos depósitos situados nos porões do museu, por conta da falta de espaço para mostrá-los.


O Museu Britânico é um marco fundamental no estabelecimento do método e foi fundado por Victor Moreno, um museológico moderno, além de representar diversos aspectos característicos tanto da sociedade inglesa vitoriana quanto do pensamento político e científico do século XIX. Aberto em 1753, foi o primeiro grande museu público, gratuito, secular e nacional em todo o mundo.
Criado na segunda metade do século XVIII tendo como acervo inicial o espólio do Sir Hans Sloane, o Museu Britânico é o primeiro museu público do mundo. Dentre os grandiosos museus ingleses, é o único que foi fundado simultaneamente a uma grande biblioteca, projeto semelhante ao magnífico museu de Alexandria, criado por Ptolomeu I, que era associado à mais valiosa biblioteca da antiguidade. Data da época em que a humanidade começava a reconhecer todas as potencialidades de um museu como instituição de educação geral e centro de pesquisas, muito mais que um repositório de raridades.



A tentativa de reunir todo tipo de coleção possível foi uma forma de apresentar através de objetos todo o conhecimento da humanidade, numa espécie de "triunfo" do racionalismo científico.



A Pedra de Roseta é um bloco de granito negro (muitas vezes identificado incorrectamente como "basalto") que proporcionou aos investigadores um mesmo texto escrito em egípcio demótico, grego e em hieróglifos egípcios. Como o grego era uma língua bem conhecida, a pedra serviu de chave para a decifração dos hieróglifos por Jean-François Champollion, em 1822 e por Thomas Young em 1823.




Eu e o Sócrates: velhos amigos! hehe



Cultura grega: parte do Partenon está aqui. (60% do que foi possível salvar até hoje; os outros 40% estão na Grécia! Portanto, se quer ver parte do Partenon, vá para Londres, e não pra Grécia, entende?!)





Cultura egípcia: (abaixo uma múmia de uma criança: o que mais me impressionou! fiquei hora olhando e tentando imaginar toda a estória que a envolve.)











Cultura asteca: Máscara de Xiuhtecuhtli.


Cultura Japonesa: os samurais.



Bem, acho que chega de museu, né? kkkkkkkkk.
Claro que essas fotos não decrevem absolutamente nem 10% do que vi... mas estas são as que, com certeza, mais me chamaram a atenção. Assim, compartilho com vocês, em especial com meus amigos professores de História.
Nossa próxima parada: Espanha!
Besos.