sábado, 14 de fevereiro de 2009

Europa: avião ou trem? Parte 2 (cont...)


Olá,

Sei que já postei este assunto anteriormente (19/12/2008), mas acredito que seja de grande valia registrar alguns comentários, pertinentes, que apenas pude viver ao viajar...

Aproveitando uma conversa que tive com uma amiga sobre viagens pela Europa, percebi que assim como eu em minha primeira viagem à Europa, muitas pessoas têm a ilusão de que se não gasta nada, ou quase nada, viajando por vários países porque é tudo pertinho, então. é baratinho... Será????
Bem; sinto informar: ISTO NÃO É VERDADE!
Ao contrário do que muitas pessoas e sites dizem por aí, se você planeja fazer seu tour europeu, é melhor que você saiba de algumas coisas...

Primeiro, antigamente bastava ter um "Europass" para entrar em praticamente qualquer trem nos países cobertos. Hoje não é mais assim: é preciso reservar assento, ou seja, mesmo com o passe, você vai precisar dar uma passadinha no guichê da estação para fazer a reserva do trecho seguinte. Além do preço do passe, há suplementos: 25 euros de emissão (taxa única), entre 3 e 18 euros por reserva de assento a cada trecho, e entre 20 e 30 euros por um beliche (couchette) nos trens noturnos. Se você vai a Londres, acrescente também uns 50 euros para a travessia pelo túnel.

Dica: o melhor custo x benefício, é oferecido pelos passes de dois países ("regional passes") ou de um país só ("national passes"). Esses passes têm versão 2a. classe, que barateia. Para você ter uma idéia, o passe Alemanha-França de 8 dias sai 356 euros para quem viaja sozinho (45 euros por dia de viagem em 2a. classe) e 311 euros para quem viaja em dupla (39 euros por dia de viagem em 2a. classe).

Na ponta do lápis, cada dia de viagem sai entre 40 e 60 euros, o que está numa boa média para a Europa do Norte, mas no Sul (Portugal, Espanha, Itália) só compensa em percursos longos. Em outras palavras: passagens compradas de última hora para trechos de curto ou médio percurso devem custar mais caro do que a média do Eurailpass no norte da Europa (França para cima), porém mais barato no sul e leste da Europa.
OBS: Cotação do Euro hoje - R$ 2,92.
Moral da história: é não só mais gostoso, como também mais barato, explorar de trem uma região do norte da Europa de cada vez.

Agora fica a pergunta: Viajar pela Europa de avião é baratinho assim como pensávamos?!
(Veja aqui , na íntegra, o artigo de Ricardo Freire, do site Viaje aqui.)

Good trip, my friends!

6 comentários:

  1. Olá... que blog show!! Adorei!! Diário de viagem, muito bom mesmo. Mas acomida... hmmm, não me pareceu lá essas coisas, acho que eu ficaria com um hamburguer do Mackdonalds.... gente!! Como eles comem mal!! kkkk Vou colocar o seu blog nos meus favoritos, adorei!!
    Obrigada pela visita, sejas sempre bem vinda. Em breve estarei aqui novamente. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá... como vai??
    Obrigada pela visita. Bem, eu faço curso de edição de imagens e fotografia
    à 2 anos, é um curso bom e vale à pena. Eu gosto.
    Você quer uma Photo-tag? É só escolher o modelo, as cores, a imagem,
    e o que você quer escrito e mandar essas informações para o meu e-mail:
    gatha-strauss@ibest.com.br que eu faço para você e te dou de presente.
    Ok??
    Beijinhos e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua visita ao meu blog e gostei de visitar o seu.
    Magníficas fotografias e excelentes descrições.
    Você é muito bonita e deve ser bem alegre.
    Viajar é magnífico.
    Vou voltar para ver onde e por onde você anda.
    O seu blog vai para os meus favoritos.
    De Portugal - Lisboa - um beijo para si e votos de boas viagens.
    Dê notícias.
    Luís Alves de Fraga («Fio de Prumo»)

    ResponderExcluir
  4. Ola Michelle, tb tenho acompanhado o blog do Ricardo ja faz algum tempo e percebi que devido a demanda muitos nao sao respondidos e como trabalhamos muito com Europa(passes de trem, bilhetes de trem, aluguel de carro, feiras, excursoes demais) resolvemos criar um blog "http://ttoperadora.wordpress.com/", ainda nao tem muita coisa nele. As duvidas levantadas por vcs serao respondidas dentro do possivel e para aqueles que querem consultar podem dar uma olhadinha em nosso site(www.ttoperadora.com.br).
    Abracos.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. De avião é bem mais rápido e barato... www.ryanair.com e www.easyjet.com. No meu caso, comprei com a própria Air France todas as passagens Brasil - Austria - França - Espanha - Brasil. Saiu beeeeemmmm mais em conta... beeemmmm mais... Pra quem quer economizar e chegar rápido, fica a dica...

    ResponderExcluir