domingo, 8 de fevereiro de 2009

Caminhando por Madrid.

A Comunidade de Madrid, que ocupa uma área de cerca de 8000 quilómetros quadrados e tem perto de cinco milhões de habitantes, oferece ao visitante belas paisagens, vilas pitorescas, serras não muito altas e excelentes para passear ou mesmo praticar esqui, e uma grande riqueza monumental.
Abaixo, fotos da cidade:




Estação de Atocha:
O edifício original onde funcionava a Estación de Atocha, inaugurado em 1851, ardeu totalmente num incêndio, levando a que fosse construído um novo, em 1892, com estrutura em ferro, da autoria de Antonio de Palacio; é o edifício que ainda hoje existe, e que é considerado um dos mais notáveis exemplares da arquitetura do ferro.


No final do século XX, desaparecidos os comboios a vapor e muita da carga que antes enchia a estação, uma remodelação de Rafael Moneo dotou a estação de um jardim tropical com 4000 metros quadrados, nos quais estão plantadas mais de 7000 plantas de 400 espécies diferentes.



Escola Técnica Superior de Engenheiros Industriais:




O Estádio Santiago Bernabéu é um estádio de futebol localizado em Madrid, (Espanha) de propriedade do Real Madrid.
Localizado no lugar do antigo estádio do Real Madrid, o Estádio Charmatín. Em 2003, o Santiago Bernabéu foi denominado pela UEFA como Estádio 5 Estrelas.




A Plaza de España é uma das mais importantes praças de Madrid, e daqui parte a famosa Gran Vía, a artéria central da cidade moderna.
O conjunto escultórico no meio homenageia o escritor Miguel de Cervantes (1547-1616), que nasceu em Alcalá de Henares, a uns 30 quilómetros de Madrid, através de figuras do seu famoso Dom Quixote.


Visão da parte de tráz: eu e Iara.


Caminhando pela Pça de Espanha:


Templo de Debod: um templo egípicio que foi dado como presente aos espanhóis. Fica no meio de uma praça, rodeado por um espelho d'água.



Além do parque em volta do templo ser muito bonito, a vista da pro Palácio Real e Catedral.



Plaza Mayor: construída na época renascentista, a praça é um marco da cidade de Madri. Nela, durante o sec. XVII foram realizados importantes acontecimentos públicos, desde as Touradas, festas e recepções solenes. A praça foi totalmente restaurada após um incêndio em 1970. Hoje é um dos principais cartões postais de Madri, e em seu centro está a estátua de Felipe III.


Toda cidade na Espanha tem uma praça principal. Essa é a de Madri.
Na verdade, a Plaza Mayor é quase como uma clareira no meio de muitos prédios na parte antiga da cidade. São vários prédios germinados tendo a praça ao centro, formando um grande quadrado.





Plaza de Oriente: em frente a entrada do Palácio Real. Durante o curto reinado de Joseph Bonaparte, foram demolidos os edifícios medievais situados na frente do paláciopara que fosse ali construída uma grande avenida como a Champs Elyseé que chegaria até a Plaza Cibeles, mas no entanto o projeto não foi conclído devido a derrota francesa durante a guerra da independência. Isabel II foi que concluiu o projeto mas de forma diferente, ao invés de uma grande avenida foram construídos o TEATRO REAL e os Jardins.






Catedral de Nsa. Sra. de Almudena:




Palácio Real: a residência do Rei Carlos III é um dos mais impressionantes conjuntos arquitetônicos de Madri, em estilo barroco classicista. Em seu interior estão inúmeras obras de artistas consagrados.Junto ao palácio, estão os jardins de Sabatini e o Campo del Moro, outras duas atrações imperdíveis de Madri.





Ao lado do palácio e da catedral fica um jardim muito bonito chamado Jardines de Sabatini. Neste ponto percebi que os madrileños adoram praças e jardins, especialmente no verão. É só ter um gramado e lá estão eles lendo, namorando, dormindo, comendo, fazendo nada... Depois vi o mesmo em Londres, mas nada como em Madri.




Aqui, toda praça, por toda parte há uma estátua de um touro, símbolo espanhol, claro!





A Puerta de Alcalá, está situada na avenida com o mesmo nome, na actual Praça da Independência, em Madrid, Espanha.
Trata-se de uma monumental porta, sob a qual passavam os visitantes que chegavam a Madrid, oriundos da Europa.
Foi mandada construir em 1778, pelo rei Carlos III. O projectista desta obra foi Francisco Sabatini e as esculturas nela existente, são de Roberto Michel e de Francisco Gutiérrez.
Este monumento é constituído por duas portas rectangulares que ladeiam três arcos.






Esta estátua está em plena Porta do Sol, é o simbolo de Madri, está no brasão da Cidade, que nos tempos do império romano já foi chamada de Ursalia.
Tirar uma foto junto ao monumento é uma missão quase impossível, sempre está cheio de gente, aliás, tive que cortá-la por isto.
Outra razão de sempre estar rodeada é que é uma espécie de ponto de encontro oficial da região, todo mundo marca um encontro por ali, às vezes nem sempre se encontra em meio à multidão, especialmente na época do Natal ou das Rebajas (liquidação).






Fuente de Las Cibeles (visão noturna): situa-se na Praça de Cibeles , junto ao Palácio das Comunicações, foi construído no século XVII e foi baseado num desenho de Ventura Rodriguez de 1782, sobre a deusa Cibeles (deusa grega da fertilidade).




Passeando pelo Parque do Bom Retiro é um parque da cidade que foi criado entre 1630 e 1640 e tem um área de 118 hectares, é entrada da Porta de Alcalá. Vê-se inúmeras contruções antigas como o Palácios de Cristal - uma obra muito bonita de metal e vidro, construído em 1887 para ser um jardim de inverno para plantas exóticas.
Porém, como vocês podem ver, nossas fotos noturnas não são das melhores, e infelizmente, não consegui tirar uma foto do Palácio, apenas estas abaixo ficaram menos piores: :(





Depois da caminhada, o turista precisa recuperar suas energias. Entre 17:00h e 7:00h da manhã, a Chocolatería San Ginés oferece a combinação simples e atraente de chocolate quente e churros por apenas €3. Fica numa simpática travessa perto de Plaza Mayor e possui mesas do lado de fora.
Fim do dia...
"Costuma-se dizer que Madri é a capital dos pecados! Aqui você deve aproveitar e viver como os madrilenos: comer bem, beber, aproveitar os bares e boates e dormir à tarde.... "
Até mais, besos!!!

Um comentário:

  1. ADOREI SEU BLOG!!!
    UM DOS SONHOS QUE HEI DE REALIZAR TBM...
    BJOS
    FICA COM DEUS!

    ResponderExcluir